17 Tipos de Suculentas que Vão Transformar Seu Jardim!

As suculentas são perfeitas para quem deseja cultivar plantas em ambientes internos com pouca luz, como varandas, terraços ou até escritórios. Além disso, elas não só trazem frescor e renovam a decoração, como também exigem pouca manutenção, já que armazenam água em suas folhas e, consequentemente, não precisam de regas frequentes. Com isso, suas formas peculiares encantam as pessoas pela beleza e praticidade, tornando-se ideais para quem quer adicionar um toque verde ao dia a dia sem muita complicação.

Agora, se você está se perguntando quais tipos de suculentas se adaptam melhor a esses ambientes mais escuros, fique tranquilo! A seguir, vamos explorar algumas dicas práticas de cultivo e apresentar os tipos de suculentas que prosperam com pouca luz. Dessa forma, essas plantas podem ser cultivadas individualmente em vasos ou em terrários, criando composições incríveis que dão vida a qualquer espaço. Por fim, vamos descobrir como cuidar dessas maravilhas e garantir que elas continuem lindas por muito tempo!

1° Tipo de suculenta: Echeveria

Começando com a Echeveria a estrela das suculentas! Com suas folhas dispostas em formato de roseta, ela parece uma flor que nunca murcha, além disso suas cores variam do verde ao lilás. Desse modo, as Echeverias também são ideais para pequenos vasos e terrários, trazendo um toque de sofisticação e beleza a qualquer ambiente.

2° Tipo de suculenta: Haworthia

Pois bem, se você gosta de plantas que parecem saídas de um filme de ficção científica, a Haworthia é para você! Pois, com suas folhas exuberantes e cheias de pequenos pontos brancos, ela adiciona um toque super alienígena à sua coleção. Além do mais, esta suculenta gosta de luz indireta e é bastante resistente, sendo uma excelente escolha para escritórios e interiores.

3° Tipo de suculenta: Sedum

Também conhecida como “Dedinho-de-moça”, o Sedum é uma planta resistente e fácil de cuidar, pois, suas folhas pequenas e redondas crescem em cachos. Contudo, existem várias espécies de Sedum, com diferentes formatos e cores de folhas, o que torna essa suculenta muito versátil para decoração ficando linda em arranjos pendentes.

4° Tipo de suculenta: Jade (Crassula ovata)

Em suma, a planta Jade é famosa por trazer prosperidade e boa sorte. Já que, suas folhas carnudas e brilhantes lembram pequenas pedras de jade. Além disso, a Jade é conhecida por ser muito durável e pode viver por muitos anos com os devidos cuidados podendo se transformar em um belo arbusto com o tempo.

5° Tipo de suculenta: Aloe Vera (Babosa)

Pois bem, com certeza você conhece essa daqui! A babosa é mais do que uma planta ornamental, além disso, a Aloe Vera é conhecida também por suas propriedades medicinais. Uma vez que, suas folhas espinhosas contêm um gel que é ótimo para a pele e para a saúde em geral. Aliás, Ela ainda é fácil de cuidar e pode ser usada para tratar queimaduras, cortes e irritações na pele.

6° Tipo de suculenta: Kalanchoe (Flor-da-fortuna)

Contudo, esse outro tipo de suculenta é um verdadeiro show de cores! Pois, as flores da Kalanchoe podem ser vermelhas, amarelas, rosas ou laranjas, e suas folhas também são muito decorativas. Além de serem ótimas plantas ornamentais, as Kalanchoes são conhecidas por sua durabilidade e capacidade de florescer várias vezes ao ano.

7° Cacto-Orelha-de-Coelho (Opuntia microdasys)

Dessa maneira, temos outros tipos de suculentas com suas pequenas “orelhas” cobertas de espinhos finos, o Cacto-Orelha-de-Coelho é irresistível. Apesar de seus espinhos, ele é relativamente fácil de manusear e pode ser uma adição divertida à sua coleção de suculentas.

8° Rabo-de-Burro (Sedum morganianum)

Por outro lado, essa suculenta é ideal para vasos suspensos. Pois, suas folhas crescem em longos caules que parecem rabos de burro, criando um efeito cascata muito bonito. Contudo, o Rabo-de-Burro prefere um local com luz brilhante e indireta e é conhecido por sua capacidade de se adaptar a diferentes ambientes.

9° Tipo de suculenta: Pachyphytum

Ademais, dentre os tipos de suculentas temos a Pachyphytum que apresenta folhas gordinhas e quase translúcidas é uma suculenta encantadora. Elas ainda parecem pequenas joias e podem variar do verde ao rosado.

10° Tipo de suculenta: Rhipsalis

Nesse sentido, temos também a suculenta conhecida como Cacto-Macarrão, a Rhipsalis tem caules finos e pendentes que lembram espaguete. Além do mais, ela é uma planta que gosta de sombra e umidade, perfeita para interiores. Por fim, a Rhipsalis é fácil de cuidar e pode prosperar em locais com luz indireta, tornando-a uma ótima escolha para iniciantes.

11° Tipo de suculenta: Graptopetalum

No entanto, caso você esteja buscando uma suculenta com uma aparência única, o Graptopetalum é a escolha certa. Pois, suas folhas são dispostas em espiral e podem ter tons que variam do cinza ao roxo. Entretanto, esta planta gosta de sol pleno e solo bem drenado, sendo ideal para jardins de pedra e vasos decorativos.

12° Portulacaria afra (Planta-Jade-Anã)

Pois bem, dentre os tipos de suculentas a Portulacaria afra é uma versão menor da planta Jade, com folhas menores e caules mais delicados. Ainda mais, ela é uma suculenta que pode ser usada para criar bonsais. Além disso, ela é muito resistente e pode tolerar condições de seca e exposição ao sol.

13° Tipo de suculenta: Lithops

Não somente conhecida como “pedras vivas”, os Lithops são incrivelmente intrigantes. Do mesmo modo, suas folhas se parecem com pequenas pedras, ajudando-as a se camuflar no ambiente natural. Por isso, os Lithops são fascinantes seu ciclo de crescimento é único, onde as folhas velhas murcham e são substituídas por novas.

14° Tipo de suculenta: Senecio Rowleyanus (Rosário)

Por outro lado, essa suculenta é famosa por suas folhas redondas que lembram contas de rosário. Além disso, o Rosário prefere luz indireta brilhante e solo bem drenado, sendo uma excelente escolha para pendurar em varandas ou janelas.

15° Orelha-de-Gato (Kalanchoe tomentosa)

Todavia, temos um dos tipos de suculentas mais diferentes a Kalanchoe tomentosa, mais conhecida como Orelha-de-Gato, é uma suculenta charmosa com folhas cobertas por uma fina penugem, que lembra o toque suave das orelhas de um gato. Bem como, suas folhas são alongadas, com bordas marrom-avermelhadas, e a planta é muito resistente, adaptando-se bem a diferentes condições de luz e umidade.

16° Tipo de suculenta: Euphorbia

Além do mais, a suculenta Euphorbia tem uma grande variedade de espécies, muitas das quais se assemelham a cactos. Não só, elas são robustas e podem crescer bastante, mas também, trazendo um ar dramático para qualquer espaço. Fora que, algumas espécies de Euphorbia produzem flores coloridas, adicionando um charme extra à planta.

17° Orelha-de-Shrek (Crassula ovata ‘Gollum’)

Por fim, temos a Crassula ovata ‘Gollum’, também conhecida como Orelha-de-Shrek, é uma variação da planta Jade. Dessa maneira, suas folhas têm um formato tubular único, que lembra as orelhas do famoso personagem do filme da DreamWorks. Além disso, esta suculenta é robusta e pode crescer consideravelmente, tornando-se um belo arbusto com o tempo.

Dicas Para Cuidar das Suas Suculentas

  1. Luz: A maioria das suculentas adora luz solar. Coloque-as em um local onde recebam bastante luz indireta.
  2. Água: Regue suas suculentas com moderação. Elas preferem solo seco entre as regas.
  3. Solo: Use um solo bem drenado para evitar que as raízes apodreçam.
  4. Temperatura: Proteja suas suculentas de temperaturas extremas, especialmente do frio intenso.

Enfim, as suculentas são plantas maravilhosas para ter em casa. Pois, elas são versáteis, fáceis de cuidar e podem transformar qualquer ambiente com sua beleza e diversidade. Logo, agora que você conhece os 17 tipos de suculentas mais procurados no Brasil, escolha os seus favoritos e comece a montar sua própria coleção!

Assim sendo, espero que você tenha gostado desta viagem pelo mundo das suculentas! Então, se você quiser saber mais sobre o mundo das plantas sugiro que siga a gente no Instagram ou continue explorando o nosso site, Feliz jardinagem! 🌵💚

Rolar para cima